Café e Pão

A cidade de Pelotas, segundo uma pesquisa feita pelo Diário Popular de Pelotas, em 2018 teve um crescimento de aproximadamente 188% na população de rua, passando de 150 para 432 cidadãos sem teto na cidade.

Com a chegada da pandemia em 2020, esse número aumentou ainda mais, deixando as praças da cidade repletas de barracas e colchões utilizados por pessoas sem assistência.

Pela falta de atendimento nos finais de semana, buscou-se contribuir e ajudar a atender a necessidade da população mais invisível em um de seus maiores enfrentamentos, a fome.

Diante disso, o Rotaract Club de Pelotas Norte desenvolveu o projeto "Café&Pão".

Objetivando confeccionar e distribuir alimentos e kits de prevenção contra a COVID-19 para pessoas em situação de rua da cidade de Pelotas, o Rotaract Club de Pelotas Norte contou com a participação da comunidade que contribuiu com doações de material de higiene, alimentos, roupas e até mesmo doações em dinheiro.

A cada 15 dias, o clube vai até a Praça coronel Pedro Osório, localizada no centro da cidade de Pelotas, para fazer doação de um café da manhã bem reforçado para as pessoas que mais precisam.

Além do café da manhã também doamos roupas e kits de higiene e prevenção ao COVID-19 (com máscara, sabonete e álcool gel), que são provenientes de outro projeto do clube, o Saúde em Foco.

No final do mês de maio, o Rotaract Club de Pelotas Norte foi contemplado com R$625,00 do Concurso de Projetos Subsidiados do Distrito 4680, valor que foi usado para a compra de meias, cobertores, canecas (para distribuir o café e minimizar o uso de copos descartáveis) e adesivos (para identificar as canecas).

Estes itens puderam auxiliar a população de rua em outro grande enfrentamento durante o inverno rigoroso do Rio Grande do Sul, o frio.

O projeto teve início em abril de 2021, ainda na gestão 2020-2021 e segue sendo realizado até o momento.

Para realizar doações e contribuir com este projeto podendo ajudar a comunidade em situação de rua, temos um pix solidário, que é: 53991410771 (celular).

Café e Pão