Aniversário do Rotary

Os Rotary Clubs no mundo inteiro comemoram no dia 23 de fevereiro o 117º aniversário da primeira reunião de Rotary Club. Nesse dia em 1905, Paul Harris, Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele encontraram-se e Harris contou aos seus amigos o projeto de fundar um clube.

Em fevereiro de 1905 era fundada uma das primeiras organizações de prestação de serviços do mundo. Graças à visão estratégica e futurista do advogado Paul Percy Harris, que decidiu reunir três colegas, nascia o primeiro Rotary Club, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Este foi o humilde começo da primeira organização internacional de serviços humanitários que agora inclui  1.203.846 associados e 35.920 clubes em  218 países e áreas geográficas.

No Brasil atualmente, são 53.869 Rotarianos  participantes em  2.398 clubes e 38 distritos

Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos para que os rotarianos  atinjam seu Ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1. O desenvolvimento do Companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de Servir.
  2. O Reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.
  3. A melhoria da Comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada.
  4. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da Paz entre as Nações

Aniversário do Rotary