FURPA lança Projeto de Educação Ambiental na Praça Rotary em Porto Alegre como apoio dos 19 Clubes de Rotary da cidade

Mais de 160 pessoas prestigiaram o evento, entre elas, os Governadores de Rotary Internacional 2023-2024 dos Distritos 4670 e 4680, Luiz Gonzaga e José Luiz Thomé Borneo respectivamente; o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello; o Secretário de Meio Ambiente da capital, Germano Bremm; o Vereador Márcio Binsely, Governadores anteriores de Rotary, Presidentes de clubes de Rotary, vizinhos, líderes comunitários, dirigentes de entidades, de universidades, bem como representantes da imprensa e do poder público. O evento contou também com a Banda de Percussão FÊNIX, da AMAVTRON, Associação dos Moradores e amigos da Vila Tronco, que gratuitamente abrilhantou.

Na abertura, o presidente da FURPA, Cláudio Inácio Bins, ao saudar os presentes, informou que a FURPA existe há 60 anos e que reúne os rotarianos dos 19 clubes de Rotary existentes em Porto Alegre, desenvolvendo inúmeras iniciativas que promovem os ideais rotários de solidariedade, beneficiando prioritariamente as populações em maior vulnerabilidade social e educacional.

Bins apresentou o Rotary como uma organização internacional com fins humanitários, presente em mais de 200 países e regiões geográficas, composto de aproximadamente 1.200.000 associados que utilizam parte do seu tempo, suas experiências, seu conhecimento e principalmente seu entusiasmo para desenvolverem projetos e ações que contribuem para transformar a vida das pessoas beneficiadas e de suas comunidades. Bins destacou que o maior projeto de Rotary é o PÓLIO PLUS, que, desde 1985, atua em parceria com instituições e Governos para erradicar a pólio do mundo, já tendo conseguido reduzir em 99% a incidência do vírus.

O presidente da FURPA comentou ainda que uma das 7 Áreas de Enfoque que são trabalhadas pelos mais de 34.000 clubes de Rotary existentes é a Área de apoio ao Meio Ambiente. Bins afirmou que o projeto inaugurado neste dia 24/06 na praça Rotary está plenamente identificado com essa causa e que, na sede do projeto, haverá um Centro de Capacitação para estudantes, professores, vizinhos e comunidade em geral. Esse público será capacitado, através de oficinas, aulas e palestras, em temas ligados ao meio ambiente e agricultura orgânica urbana. Além da sede, que foi totalmente reformada pela FURPA, Instituto Venturi, e com a ajuda de apoiadores, também haverá uma horta de 240 metros quadrados para compostagem de resíduos orgânicos, oriundos da comunidade, e a distribuição gratuita de hortaliças. Também na casa haverá dois tonéis para arrecadação de lacres e tampas plásticas, para serem reaproveitadas em benefício de projeto sociais. A casa dispõe ainda de uma geloteca, doada pelo Rotary Clube de Porto Alegre Arena, com livros à disposição da comunidade.

A presidente do Instituto Venturi, Arlinda Cezar Matos, responsável pela condução técnica do projeto, comentou sobre os desafios legais, burocráticos e financeiros enfrentados, e anunciou que a horta está sendo preparada e que, entre agosto e setembro, irão começar as atividades de oficinas de capacitação na sede, e do trabalho na horta.

O Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, embora com outros compromissos da agenda no mesmo horário, fez questão de participar do evento e destacou que essa iniciativa da FURPA na praça é mais uma parceria da Prefeitura com o Rotary, e que valoriza e qualifica os espaços públicos da cidade.

O Governador de Rotary, José Luiz Thomé Borneo, destacou a importância das diversas ações promovidas pela FURPA e pelos clubes de Rotary de Porto Alegre em benefício da cidade e de sua população e, em especial, desta iniciativa de promoção aos cuidados com o meio ambiente.

O Secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, Germano Bremm, elogiou a iniciativa e disse que ela está perfeitamente sintonizada com os grandes desafios da humanidade com relação à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

O Vereador Márcio Binsely, representando o legislativo municipal, elogiou a iniciativa da FURPA e do Instituto Venturi na recuperação da edificação da praça e se colocou à disposição dos presentes para apoiar as ações necessárias para o êxito da iniciativa.

O prefeito voluntário da Praça Rotary, Cláudio Mello, destacou o apoio recebido dos órgãos públicos municipais para a manutenção da praça Rotary e no atendimento das demandas da população que utiliza esse espaço público.

Representando os vizinhos da praça, o senhor Ildo Gaspareto, cumprimentou os promotores do projeto, reiterando a importância da iniciativa para a revitalização dos ambientes da praça, em especial com a reforma completa patrocinada pelos parceiros que foi realizada na edificação, que é a sede do projeto, e que estava totalmente deteriorada e abandonada.

Após descerrada a faixa de inauguração da casa, ocorreu a plantação de uma árvore, do tipo Ipê Amarelo, em homenagem ao início do projeto de Educação Ambiental na Praça Rotary.

Para finalizar a cerimônia, foi lançado o Marco Rotário da praça Rotary, símbolo da presença do Rotary na comunidade.