Mensagem do presidente

Mesmo enfrentando novos e sérios desafios, o Rotary cuida de seus associados e daqueles a quem serve, trabalha para construir paz duradoura e incorpora o pertencimento e a inclusão em tudo o que faz. É por isso que estou pedindo a todos no Rotary que Criem Esperança no Mundo.

Este ano, estamos priorizando projetos que apoiem a saúde mental. Esse esforço é profundamente pessoal para mim, pois sei o que é ver alguém sofrer em silêncio. Também testemunhei o poder das conexões pessoais, o valor de discutir o bem-estar emocional e mental, e o impacto que cuidados e tratamentos preventivos têm na vida das pessoas.

As pesquisas revelam que realizar atos de bondade é uma maneira simples e eficaz de proteger nosso bem-estar. E, ao construirmos a paz interior, aumentamos nossa capacidade de promover a paz ao mundo.

Construir a paz é a essência do Rotary. Muitos dos nossos projetos promovem as condições para a paz positiva. Trabalhamos incansavelmente para superar barreiras e formar novas conexões. Este ano, promoveremos intercâmbios internacionais virtuais para os associados fortalecerem essas conexões vitais.

A paz não é um sonho e não é passiva. Ela é resultado de trabalho árduo, desenvolvimento de confiança e conversas abertas sobre assuntos que podem ser difíceis. Sabemos que a paz deve ser travada com persistência e coragem. Tudo o que fazemos em nossas áreas de enfoque tem o potencial de promover a esperança de que a paz é possível.

O espírito de conexão e propósito deve inspirar todos os associados do Rotary. Quando os dirigentes se esforçam para oferecer uma boa experiência no clube, os associados permanecem na nossa organização e mais associados em potencial querem se juntar a nós. Portanto, precisamos fazer o possível para tornar nossos clubes acolhedores e envolventes.

Nosso objetivo é criar um senso de pertencimento, desde as reuniões de clube até nossas atividades humanitárias. Para tanto, temos que continuar criando ambientes inclusivos e acolhedores, onde todos possam ser autênticos. Todas as pessoas em ação precisam ser capazes de imaginar um lugar para si mesmas no Rotary — e cabe a nós garantir que possam fazer isso.

Ao longo do próximo ano, vamos continuar nossa jornada de diversidade, equidade e inclusão — garantindo que o Rotary reflita as comunidades a que serve e continue dando passos significativos para usar toda a gama de talentos e experiências em benefício da humanidade. Além disso, continuaremos empoderando mulheres e meninas para ajudá-las a liberar todo o seu potencial.

Ao iniciarmos esta jornada juntos, sinto-me inspirado pelo poeta da Escócia, Robert Burns, que, no século XVIII, disse que o mundo deveria se tornar uma única família, promovendo "o sentimento de valor em toda a Terra". Há muito tempo que este é meu chamado à ação - e agora eu o compartilho com vocês.

Vamos construir a paz em nós mesmos e contagiar o mundo com ela. Vamos criar o sentimento de pertencer e imaginar o futuro do Rotary novamente. Vamos trabalhar juntos para Criar Esperança no Mundo.

Gordon McInally
Presidente, 2023-24